O Proedu é um programa de formação de coordenadores e orientadores pedagógicos com foco no desenvolvimento de competências pedagógicas, comportamentais e atitudinais com o objetivo de prepará-los para atuar com eficiência e eficácia (efetividade) na gestão pedagógica das escolas.
Indicado para secretarias municipais de educação que buscam um programa de desenvolvimento sólido para os gestores pedagógicos de suas escolas.
O Proedu é um programa de formação de gestores pedagógicos que está calcado no ciclo MCF (Mentoria, Coaching e Formação). Na “Formação”, os participantes desenvolvem competências comportamentais, conceituais e técnicas de forma a atuarem com eficácia nos oito papéis do gestor. No “Coaching”, os participantes são motivados para provocarem mudanças nas suas estruturas pessoais e comportamentais, de forma a garantir a aplicabilidade dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do programa, na sua rotina de gestão pedagógica. Na “Mentoria”, os coordenadores pedagógicos recebem aconselhamento, assessoramento, sugestões, feedbacks e orientações práticas para melhorarem seus desempenhos na gestão educacional.
Marisleia Pereira Ramos da Veiga, diretora da Escola Municipal Lapa
“Estou na minha primeira gestão, e essa experiência está sendo muito desafiadora, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Tudo o que escuto durante as palestras, faço relação com a minha escola, pois sempre quero melhorar.”
Gracimeire do Nascimento, vice-diretora da Escola Municipal Sidônio Muralha
“As videoaulas facilitam o aprendizado e, para navegar no portal, não encontrei dificuldades. Além disso, com a EaD temos flexibilidade de horário e local para estudar. Eu e a diretora da escola já estamos dialogando sobre o programa, pois o portal oferece subsídios para o trabalho em equipe.”
Annemaria Kottel, diretora do Centro Municipal de Atendimento Especializado Maria Cândida Fankin Abrão
“O programa traz estratégias práticas para que eu, no papel de gestora educacional, transforme o meu cotidiano, tanto profissional quanto pessoal. Por este motivo afirmo que, a cada encontro, me sinto renovada, com novas percepções sobre antigos conflitos e certa de que sou referência para o meu grupo.”