Programa de Assessoria para Escolha/Seleção de Diretores Escolares

 

O que é o Programa?

O que é o Programa de Escolha/Seleção de Diretores Escolares

É um trabalho de assessoria especialmente para secretarias de educação, instituições ou mantenedoras de ensino para a seleção/escolha dos diretores ou gestores escolares.

 

Quais são os benefícios do Programa?

  • Profissionaliza o processo de seleção/escoha de gestores;
  • Aumenta a isenção no processo de escolha;
  • Permite fazer uma avaliação técnica com identificação de competências dos postulantes ao cargo;
  • Garante uma seleção mais justa e eficaz.

 

Qual é a metodologia utilizada no Programa?

O Professor Renato Casagrande e a equipe da Alleanza Brasil, com base em estudos e na experiência de mais de duas décadas na elaboração e condução de planejamento estratégico, adaptaram e desenvolveram metodologia para elaboração de planejamento estratégico especialmente para instituições educacionais. Para a construção do mapa estratégico é utilizada a metodologia do Balanced Scorecard, que é baseada em quatro pilares: perspectiva financeira, perspectiva de mercado; processos internos e recursos.

Em todo o processo de elaboração do planejamento é também utilizada metodologia e ferramentas de coaching para garantir o envolvimento e comprometimento de todos os envolvidos no processo.

 

Qual é o Público Alvo?

Indicado para secretarias de educação, instituições e mantenedoras educacionais.

 

Qual é o tempo de duração do Programa?

O tempo de duração varia de acordo com o modelo de seleção/escolha a ser implantado. Pode variar de dois a seis meses, podendo ser contratado um trabalho posterior de mentoria e coaching para os diretores/gestores selecionados.

Fátima Franco

Fátima de Mello Franco , presidente do SINEPE/DF (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal)

“O SINEPE/DF acredita que a gestão educacional deve ser encarada com profissionalismo. Os gestores têm o desafio de se qualificar continuamente com o objetivo de desenvolver competências e habilidades que as organizações contemporâneas exigem. Gestores das escolas filiadas ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal participaram do curso ‘O aperfeiçoamento do gestor educacional em 8 papéis fundamentais’, ministrado pelo professor Renato Casagrande. Esse curso alinhou a visão pró-ativa do Sindicato com a credibilidade da Alleanza, bem como a capacidade técnica do facilitador, preocupado com a formação continuada dos gestores e educadores. Os participantes manifestaram o desejo de se aprofundar no tema após terem a oportunidade de aplicar o que aprenderam no dia a dia das instituições educacionais que representam.”

Jacir Venturi

Jacir J. Venturi,  presidente do Sinepe/PR – Sindicato das Escolas Particulares do Paraná 

“O Sinepe/PR (que congrega 1.730 escolas no PR), bem como nossos diretores, têm no Prof. Renato um palestrante e consultor eclético, atualizado, entusiasta – pois permeia com propriedade temas tanto para os docentes e funcionários como para os gestores. Como poucos consubstancia uma boa teoria e imensa prática no Ensino Superior e na Educação Básica.”

Invista na formação de seus gestores

Saiba como solicitando nosso contato