Palestras e Cursos para Docentes

Confira abaixo os títulos e sinopses das palestras e cursos para Docentes.

Os títulos das palestras podem ser alterados conforme a necessidade do contratante.

D 101. Parâmetros de qualidade na sala de aula

Discussão sobre a qualidade na sala de aula. Quais são os parâmetros que definem a qualidade de uma aula? Estratégias e ações que podem levar o professor melhorar a qualidade das suas aulas e das suas atividades pedagógicas.

D 102. A educação no século XXI: os desafios e as novas competências e habilidades dos educadores

Reflexão sobre os caminhos percorridos pela educação nas últimas décadas e os desafios propostos pela sociedade contemporânea para a educação. Os participantes refletem e debatem sobre as tendências educacionais, análise de prováveis cenários e as competências a serem desenvolvidas para o exercício efetivo da docência na sociedade atual.

D 103. Desenhando a escola do futuro

Uma reflexão crítica sobre a escola do passado, a escola do presente e a escola do futuro. Considerações a respeito de como transformar a educação. Quais são os planos necessários para atingirmos a escola do futuro? O que fazer? Como fazer?

D 104. Reflexões, estratégias e ações para os educadores contemporâneos “fazer e acontecer”

As pressões por uma educação de qualidade e transformadora se apresentam cada vez maiores trazendo para os educadores um grande dilema, o de obter resultados em um ambiente profundamente dinâmico.  Nesse mundo complexo e volátil as soluções simples tornaram-se suspeitas. As relações da escola com a família e a sociedade demandam dos educadores novas competências e novo comportamento. A partir dessas reflexões serão discutidas as competências fundamentais a serem desenvolvidas pelos educadores na atualidade e serão apresentadas e discutidas estratégias, ações e técnicas para que a escola e seus profissionais obtenham melhores resultados em suas atividades.]

D 105. Transpondo, estabelecendo e respeitando limites

Os educadores têm hoje pouca certeza de quais os caminhos podem levar seus educandos ao sucesso na vida pessoal e profissional e, portanto, muitos, têm dado mais liberdade em suas ações e deixado pouco claro os limites nas suas relações com os educandos. Como nos lembra o educador Yvis de La Taille, caso não se imponha o limite, a liberdade dada corre o sério risco de se tornar, em vez de um belo presente, um fardo a ser carregado no futuro. Há muitos jovens que amargam o fracasso e que, no fundo, culpam os pais e seus professores por não terem sido mais firmes na infância e adolescência. É importante lembrar que a  infância mesmo que vivida com plena felicidade,  não é um fim em si, mas uma etapa a ser superada. Crescer, desenvolver-se, é superar limites.

No entanto é importante frisar que educar uma criança ou um jovem, longe de ser apenas impor-lhe limites, é, antes de mais nada, respeitando seus limites, ajudá-los cognitiva e emocionalmente a transpô-los, ir além deles. Os grandes educadores sabem que muitas vezes é preciso “puxar” seus alunos para que consigam transpor seus limites, levando-os a buscar novos conhecimentos que vão muito além dos seus desejos momentâneos.

A partir dessas reflexões é que podemos discorrer sobre a importância de educarmos bem nossas crianças e jovens a fim de prepará-los para a vida adulta. Com muita clareza, precisão, bom humor e otimismo, Renato Casagrande bate um papo com os educadores sobre os limites que devem ser estabelecidos, respeitados e transpostos nas relações entre educador e educando.

 

D 106. Os conflitos das gerações e as consequências desses conflitos na relação das pessoas, famílias e sociedade

Análise das diferenças entre as gerações que convivem na atualidade, os conflitos existentes no encontro dessas gerações e os comportamentos dos protagonistas da geração Y. Também discute como lidar e obter melhores resultados no relacionamento com essa nova geração.

 

D 107. Professor Gestor – O novo papel do profissional professor

Apresentação e análise dos diferentes papéis que o professor de hoje precisa desempenhar no cotidiano de sua profissão para obter excelentes resultados. Os papéis que são analisados estão atrelados a quatro grandes competências que o professor precisa desenvolver: competências voltadas às relações humanas, competências voltadas aos processos internos da escola, competências voltadas ao ensino e aos resultados de aprendizagem, e competências voltadas ao ambiente externo da escola.

 

D 108. A nova identidade do professor na contemporaneidade: ser cientista, artista e tecelão de mentes e almas

Uma reflexão sobre a identidade do professor contemporâneo, seu papel, seus desafios e seu poder frente à uma sociedade em transformação.

 

D 109. Aprendizagem e aprendizado significativos

Pesquisas recentes comprovam que a metodologia da aprendizagem significativa têm exercido um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem na educação contemporânea. Os professores que têm utilizado dessa metodologia têm obtidos excelentes resultados, validando a tese de que os temas e conteúdos apresentados em aula devem ser como uma continuidade de assuntos com os quais os alunos tenham familiaridade. Essa nova metodologia choca em partes com a pedagogia tradicional, utilizada ainda pela maioria dos nossos professores. Neste tema, Renato Casagrande leva os professores a refletir e explorar estratégias de ensino que consigam superar a pedagogia tradicional, levando-o a adotar novas práticas de ensino em suas aulas.

D 110. Políticas educacionais para a formação inicial e continuada de educadores: desafios e ações que interferem uma educação de qualidade

Os desafios da profissão docente na atualidade. Uma reflexão sobre os problemas da formação inicial e continuada dos professores. Apresentação de modelos de formação inicial e continuada mais eficazes e efetivos. Que competências precisam ser desenvolvidas para que os professores se realizem mais e atinjam melhores resultados?

D 111. Novas atitudes, estratégias e ações dos educadores frente ao novo perfil dos alunos na sociedade contemporânea

Na primeira parte, é feita uma breve reflexão sobre os novos comportamentos dos pais, alunos e das pessoas em geral e uma análise do quanto e de como a escola precisa mudar para estar alinhada e conseguir gerar resultados neste mundo de grande complexidade.  Na segunda parte, serão apresentadas estratégias e ações que visam sensibilizar os educadores na mudança de suas atitudes com o intuito de conquistarem essa nova geração de alunos e assim os ajudarem a atingir sucesso na sua vida em família, na sociedade e no campo profissional.

D 112. Transformando professores em grandes líderes

Apresenta um enfoque novo da liderança, desenvolvendo nos educadores três grandes imperativos dos grandes líderes: propósito, talento e confiança. A metodologia utilizada é baseada em estudos de casos a partir de situações reais do cotidiano do professor. São aplicados vários instrumentos aos participantes com o objetivo de identificar os perfis de liderança existente nos grupos. Dinâmicas e exercícios são utilizados para fixar os conteúdos apresentados,  tornando agradável e consistente.

D 113. Identidade e profissão docente no ensino superior: construindo caminhos para passar do ensinar à ensinagem

Uma análise do ensino superior no contexto atual, suas tradições, finalidades e desafios. As novas relações com os alunos, o campo pedagógico e didático, os saberes , as concepções científicas, as inovações tecnológicas e outros aspectos relevantes são discutidos e analisados com os professores para que eles possam desenvolver um processo de ensino que resulte em aprendizagem.

D 114. O potencial transformador de um professor: como superar seus obstáculos interiores

Uma reflexão sobre a identidade do professor contemporâneo, seu papel, seus desafios e seu poder frente à uma sociedade em transformação. Análise das atitudes e ações dos educadores frente a esses desafios propostos e das competências que precisam ser desenvolvidas. Com muita clareza, precisão, bom humor e otimismo, Renato Casagrande bate um papo com os educadores sobre essas questões tendo como pano de fundo três imperativos dos grandes professores da atualidade: propósito, talento e confiança.

D 115. Educação, ética e a prática docente

Reflexão sobre a prática docente na atualidade baseada em princípios éticos e nos valores morais.  Inquietações e proposições sobre a relação da ética com o trabalho do professor. Como trabalhar a dimensão moral e a educação do caráter nas  crianças e adolescentes? Estudos científicos mostram que o caráter, por não ser uma qualidade inata, pode ser ensinado às nossas crianças e jovens.

D 116. Competências cognitivas e socioemocionais para garantir a aprendizagem

As competências socioemocionais vêm ganhando cada vez mais força na sociedade  contemporânea. Estudos científicos têm demostrado que essas competências não são inatas e fixas e podem ser desenvolvidas no ambiente familiar e escolar, principalmente por meio da afetividade. Que estratégias e ações podem ser implementadas pelos professores para o desenvolvimentos dessas competências?  O que a escola precisa fazer para criar um ambiente que propicie esse desenvolvimento?

D 117. Reeducação docente: estratégias para potencializar seus resultados e conquistar a excelência em sala de aula.

Vivemos na escola dos novos tempos em que se faz necessário uma reeducação docente.  Na palestra são apresentadas e discutidas estratégias para que o professor promova mudanças significativas na sua prática e reconquiste o interesse e o desejo dos alunos pelo estudo e aprendizagem.

Jane Patricia Haddad

Educadora e palestrante

“Sua Palestra é perfeita!”

Kelly Campones

Diretora Kelly Campones

“Obrigada por compartilhar suas experiências conosco . Tive o prazer em escutá-lo na palestra proferida em Curitiba para os gestores do Colégio Sesi e novamente aqui em PG. Sucesso “

 

Rui Fava

Educador Rui Fava

“Parabéns Renato pelo seu trabalho em melhorar educação brasileira”

 

Elza Salazar

Orientadora Pedagógica Elza Salazar

“Sucesso sem fronteiras! Parabéns Renato!”

 

Quer ter uma de nossas Palestras em sua instituição?

Solicite o nosso contato para saber mais.