Palestras e Cursos para Comunidade Escolar

Confira abaixo os títulos e sinopses das palestras e cursos para a comunidade escolar.

Os títulos das palestras podem ser alterados conforme a necessidade do contratante.

C 201. Relacionamento Intrapessoal e interpessoal no ambiente de trabalho

As dimensões relacionais do ser humano. Como se relacionar bem consigo mesmo?  De que forma o autogerenciamento contribui para ser mais eficaz e efetivo no meu trabalho? Como posso me relacionar melhor com o outro?  Como obter bons resultados na convivência com pessoas que atuam em níveis hierárquicos diferentes?  Como obter resultados no ambiente profissional a partir de uma mudança comportamental?

C 202. As novas relações escola e família, um desafio a ser perseguido

Como os pais podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos seus filhos? Como desenvolver novas relações com os pais? Como atraí-los para a escola? Que estratégias e ações implantar?  Como envolver professores e pais em um projeto transformador na escola?

C 203. Como ser um bom profissional

Apresentação de estratégias, técnicas e habilidades essenciais que todo profissional precisa desenvolver. A prática apresenta o que é indispensável para que o profissional consiga exercer bem sua função.

C 204. Desenhando a escola do futuro

Uma reflexão crítica sobre a escola do passado, a escola do presente e a escola do futuro. Apresenta algumas considerações a respeito de como transformar a educação. Quais são os planos necessários para atingirmos a escola do futuro? O que fazer? Como fazer?

C 205. Os valores que constroem uma escola sólida

Excelência, alegria, orgulho, oportunidade, ética, emoção, confiança e lealdade são valores fundamentais a serem trabalhados na gestão de uma instituição educacional. Desenvolvê-los e fomentá-los nas equipes de trabalho tornou-se condição sinequanon para o sucesso das organizações. Leva o gestor a refletir e pensar em novos comportamentos, atitudes e ações para a promoção desses valores como meio para obtenção de resultados na instituição educacional.

C 206. Inteligência emocional e desenvolvimento de competências comportamentais

O objetivo geral é destacar a importância das emoções no contexto da vida, demonstrando como ela pode contribuir no para o sucesso na vida pessoal e profissional, favorecendo o equilíbrio entre aspectos cognitivos racionais e emocionais da pessoas.  Também serão tratados as competências comportamentais e a importância de se ” educar” as emoções para que as pessoas tornem-se aptas a lidar com frustrações, angústias e medos.

C 207. Reflexões, estratégias e ações para os profissionais contemporâneos “fazer e acontecer”

As pressões por uma educação de qualidade e transformadora se apresentam cada vez maiores trazendo para os profissionais um grande dilema, o de obter resultados em um ambiente profundamente dinâmico.  Nesse mundo complexo e volátil as soluções simples tornaram-se suspeitas. As relações da escola com a família e a sociedade demandam dos profissionais novas competências e novo comportamento. A partir dessas reflexões serão discutidas as competências fundamentais a serem desenvolvidas pelos profissionais na atualidade e serão apresentadas e discutidas estratégias e ações para que a escola e seus profissionais obtenham melhores resultados em suas atividades.

C 208. Transpondo, estabelecendo e respeitando limites

Os profissionais têm hoje pouca certeza de quais os caminhos podem levar seus educandos ao sucesso na vida pessoal e profissional e, portanto, muitos, têm dado mais liberdade em suas ações e deixado pouco claro os limites nas suas relações com os educandos. Como nos lembra o educador Yvis de La Taille, caso não se imponha o limite, a liberdade dada corre o sério risco de se tornar, em vez de um belo presente, um fardo a ser carregado no futuro. Há muitos jovens que amargam o fracasso e que, no fundo, culpam os pais e seus professores por não terem sido mais firmes na infância e adolescência. É importante lembrar que a  infância mesmo que vivida com plena felicidade,  não é um fim em si, mas uma etapa a ser superada. Crescer, desenvolver-se, é superar limites.

No entanto é importante frisar que educar uma criança ou um jovem, longe de ser apenas impor-lhe limites, é, antes de mais nada, respeitando seus limites, ajudá-los cognitiva e emocionalmente a transpô-los, ir além deles. Os grandes profissionais sabem que muitas vezes é preciso “puxar” seus alunos para que consigam transpor seus limites, levando-os a buscar novos conhecimentos que vão muito além dos seus desejos momentâneos.

A partir dessas reflexões é que podemos discorrer sobre a importância de educarmos bem nossas crianças e jovens a fim de prepará-los para a vida adulta. Com muita clareza, precisão, bom humor e otimismo, Renato Casagrande bate um papo com os educadores sobre os limites que devem ser estabelecidos, respeitados e transpostos nas relações entre educador e educando.

C 209. Os conflitos das gerações e as consequências desses conflitos na relação das pessoas, famílias e sociedade

Análise das diferenças entre as gerações que convivem na atualidade, os conflitos existentes no encontro dessas gerações e os comportamentos dos protagonistas da geração Y. Como lidar e obter melhores resultados no relacionamento com essa nova geração.

 

C 210. Desafios propostos aos profissionais do novo milênio

Os conteúdos ministrados levam os participantes a desenvolverem visão estratégica da educação, a partir da contextualização da educação na atualidade. São abordados os caminhos percorridos pela educação nas últimas décadas e a seguir são apresentados os desafios propostos pela sociedade contemporânea para a educação. Os participantes refletem e debatem sobre as tendências educacionais para a próxima década, a partir da análise de cenários. Como recursos didáticos são utilizados estudos de caso, vídeos, dinâmicas e exercícios com aplicação de diferentes técnicas de aprendizagem.

Edna Feitosa

Educadora Edna Feitosa

“Parabéns! Você é um grande profissional da educação!”

 

Wagner Gonçalves

 Educador Wagner Gonçalves

“Com muito dinamismo e competência passando pelo país passando conhecimento. Ótima palestra.”

 

Célia Godoy

Palestrante e Assessora Educacional Célia Godoy

“Palestrante Parabéns! Conteúdo aliado à dinâmica e competência é retrato do seu compromisso!”

 

Josemary Morastoni

Coordenadora Pedagógica Josemary Morastoni

“Querido amigo Renato Casagrande…nós do curso de Pedagogia UP agradecemos pela brilhante palestra. É sempre muito prazeroso e estimulante ouvir suas reflexões e orientações a respeito do trabalho e do mundo dos profissionais da educação. Parabéns!”

 

Quer ter uma de nossas Palestras em sua instituição?

Solicite o nosso contato para saber mais.