Universidade Positivo

O grupo Positivo foi outro espaço que muito contribuiu para o crescimento pessoal e profissional de Renato Casagrande. Ali atuou durante cinco anos. Entre suas principais atividades podemos perceber o seu intenso envolvimento pessoal e profissional, contribuindo decisivamente para assentar as bases que fortaleceram o Grupo Positivo e o tornaram hoje um dos maiores grupos educacionais do Brasil. Entre suas principais realizações pode-se citar a criação da Escola de Negócios da Universidade Positivo; a criação do Centro Tecnológico da Universidade Positivo; a implantação de ouvidoria acadêmica; a implantação de metodologia de avaliação institucional, de indicadores de gestão acadêmica e premiação para professores e gestores; a concepção e implantação do MBA em Gestão de Organizações Educacionais, que é referência na formação de diretores escolares no estado do Paraná; a implantação da Central de Carreiras, do Fórum de Líderes e do programa de coaching para alunos; a reestruturação do curso de Pedagogia com implantação de uma metodologia mais pragmática com foco em resultados; a participação na execução do projeto de credenciamento do Hospital Crus Vermelha como hospital de ensino e no reconhecimento do curso de Medicina; Criação do Programa de Excelência Acadêmica (PEA) para diretores e coordenadores da Universidade Positivo, com destaque para a profissionalização da gestão acadêmica com implantação de metas e avaliação de desempenho e a criação do Programa de Excelência Docente (PED), que inclui a implantação de: serviço e sistema de recrutamento e seleção, centro permanente de formação e desenvolvimento e serviço de coaching para docentes. São, sem dúvida, fundamentais contribuições que impulsionaram, o desenvolvimento da Universidade Positivo.

Os resultados desta trajetória repercutiram em várias dimensões da Instituição. Podemos citar, entre outros, o aumento de 11 pontos percentuais na avaliação interna que mede a satisfação dos alunos; o aumento de 30% no número de matrículas na graduação, chegando a 11.500 alunos; os excelentes resultados nas avaliações oficiais do MEC. Dos 24 cursos da UP avaliados nos últimos três anos pelo MEC (Enade e CPC), entre as IES privadas, 11 deles configuram entre os 10 melhores do Brasil; 14 entre os três melhores do Paraná e 21 entre os três melhores de Curitiba; a Escola de Negócios conquistou o 1º lugar no Paraná em Economia, Contábeis e Turismo e 1º lugar em Curitiba no curso de Marketing; o novo projeto de pedagogia garantiu índices crescentes de satisfação dos alunos de mais de 90% e um aumento de mais de 100% nos ingressantes no curso; o Centro Tecnológico conta hoje com três sedes em Curitiba e 17 cursos implantados; e o curso de Medicina obteve conceito 5 (máximo na avaliação do MEC).

 

Nas palavras do Prof Oriovisto, podemos perceber o quanto a Casagrande foi importante para o desenvolvimento do Grupo Positivo:

“No trabalho realizado no Grupo Positivo, Renato Casagrande revela inteligência, espírito de iniciativa e capacidade de ação. É conhecedor dos assuntos da educação básica e da superior e bom planejador de soluções.”

Prof. Oriovisto Guimarães

Presidente Fundador do Grupo Positivo e

Membro da Academia Paranaense de Letras

“Trabalhei com Renato por quatro anos, quando conheci o profissional competente na geração de ideias e na implantação de soluções. Mas pude conhecer outro Renato: o orador didático e cativante e o palestrante cheio de conceitos e ensinamentos úteis.”

Prof. José Pio Martins

Reitor da Universidade Positivo,

Articulista do Jornal Gazeta do Povo e

Comentarista da CBN