Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Trabalhou mais de uma década no sistema público de ensino do Estado do Paraná, atuando desde a docência nas escolas públicas, até cargos estratégicos na Secretaria Estadual de Educação.

Foi Assessor da Secretária de Educação, Chefe do Departamento de Educação Profissional, Chefe Adjunto do Departamento de Ensino Médio e Coordenador Geral da Rede Nacional de Referência em Gestão Educacional (Renageste) no Estado do Paraná.

Em todos esses setores contribuiu, em especial, na área da gestão, tendo sempre a preocupação de modernizar os modelos de gestão, pautar as atividades em planejamento, definindo metas para os setores, contribuindo para a formação dos gestores, coordenadores e professores, utilizando as mais modernas técnicas de gestão. Com  cuidado, zelo e sensibilidade conseguiu se legitimar junto aos colaboradores, sensibilizando-os para a implantação das mudanças que se faziam necessárias.

Uma das suas bandeiras foi a implantação da hora-atividade para que os professores pudessem estudar e preparar uma boa aula que fosse se refletir no aprendizado dos alunos em sala de aula. Renato sempre lutou pela hora-atividade para que os profissionais utilizassem o horário para pesquisas e o domínio de novas ferramentas que tornem as aulas mais atrativas. Segundo ele, é importante que a escola tenha uma boa organização e possibilite aos professores estudar e preparar suas aulas. Assim, as horas são bem aproveitadas e os professores podem utilizar melhor o tempo para encantar seus alunos.

Em sua passagem pela Secretaria de Educação, Departamento de Educação Profissional, Departamento de Ensino Médio e na Renageste, Renato deixou o legado e foi reconhecido como alguém que tem sensibilidade como educador e, como grande diferencial, a sua capacidade de realizar, na prática, as ideias que sonha concretizar.

Como diretor eleito do Colégio Presidente Lamenha Lins, projetou-se na implantação de um programa de qualidade na educação básica, que o colocou como destaque nos principais veículos de comunicação do Paraná. Também implantou de forma pioneira no sistema público de ensino, uma metodologia de gestão com o uso de modernas ferramentas da administração e com um programa de desenvolvimento de professores e funcionários que lhe rendeu o título de “Diretor Destaque” no Estado.

 

“Exemplo de gestor que sabe aliar a sensibilidade de educador à capacidade de realizador, Renato alia o conhecimento profundo da questão educacional e das mais modernas técnicas de gestão à paixão pelo trabalho, o que faz dele um profissional extraordinário. ”

Ramiro Wahrhaftig

Ex-Secretário da Educação – PR, Ex-Secretário de Ciência e Tecnologia – PR e consultor da FIEP