PAGE 8 – Prefeitura de Curitiba

O Programa Avançado de Gestão Educacional – PAGE 8, desenvolvido pelo Professor Renato Casagrande é um projeto inédito na formação de gestores na área educacional. Nasceu a partir da união de ideias e experiências de um verdadeiro time e amadureceu ao longo dos anos em exercício intenso da prática nas instituições educacionais.

A missão do Grupo Alleanza, do qual o Professor Renato é presidente, é levar a oportunidade de qualificação para gestores educacionais de diferentes regiões do país, de uma forma dinâmica, contextualizando as competências necessárias aos gestores na realidade da Educação Brasileira.

O PAGE 8 é um programa de formação e desenvolvimento de lideranças educacionais de instituições públicas e privadas de educação básica. No PAGE 8 os gestores têm a oportunidade, de forma inédita, exercitar-se nos oito papeis do gestor, definidos pelo Professor Renato, como sendo o papel de empreendedor, negociador, planejador, organizador, orientador, monitor, facilitador e mentor. Ou seja, cada gestor, de forma simultânea ou não, exerce papeis que estão integrados entre si e que exigem do gestor inúmeras competências na prática cotidiana.

Os gestores que foram treinados no PAGE 8 puderam experimentar a mudança no seu modo de gestar e de dirigir as instituições. Isso é atestado por inúmeros líderes gestores que participaram ou implantaram a prática do PAGE 8 em suas instituições. É o caso do Professor José Pio Martins – Reitor da Universidade Positivo que afirma ser o PAGE 8  uma metodologia preparada por profissionais com experiência prática na gestão educacional, material e tarefas direcionadas para o gestor e para a gestão, bem como conceitos, metodologia e aplicação testadas em várias instituições. Logo o PAGE 8 tem a chancela da vida real. Essas vantagens do programa, ao lado da indiscutível qualidade de seu conteúdo, permitem colher resultados positivos em prazo curto e de forma mensurável. Igualmente o depoimento de Fátima de Mello Franco, Presidente do SINEPE /DF, corrobora afirmando que o curso de aperfeiçoamento do gestor educacional em 8 papeis fundamentais, ministrado pelo professor Renato Casagrande, alinhou a visão pró-ativa do Sindicato com a credibilidade da Alleanza, bem como a capacidade técnica do facilitador, preocupado com a formação continuada dos gestores e educadores. Por fim, o depoimento do Presidente da Undime Nacional – Gestão 2009-2011 e membro Titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Carlos Eduardo Sanches, consolida os depoimentos anteriores, quando afirma que pesquisas, resultados de avaliações e análises indicam que uma gestão educacional democrática e eficiente, tanto no âmbito da escola, como das redes e sistemas de educação, é imprescindível para alcançar a melhoria da qualidade da educação. O trabalho desenvolvido pela equipe da Alleanza Brasil, por meio do PAGE 8, foca, com ineditismo, esta real necessidade.