Congregação das Irmãs Franciscanas da Providência de Deus

O Grupo Alleanza, desde 2016, vem contribuindo com a Associação São Francisco de Assis -IFPD e a Associação Pio XII- IFPD, de São Paulo, com o objetivo de realizar serviços de análise diagnóstica, auditoria acadêmica, planejamento estratégico e assessoria na gestão para a Mantenedora e Instituições Mantidas.

Dentro do proposto, na análise diagnóstica foram feitas análises dos produtos e serviços prestados, a partir da percepção de qualidade dos setores administrativos e acadêmicos da instituição e dos cursos ofertados, realizando, para tanto, entrevistas, pesquisas quantitativas e qualitativas com o público interno da instituição. Nesse processo investigativo foram sendo avaliados os níveis de satisfação e percepção de qualidade por parte de alunos, professores e gestores e feito um comparativo do nível de expectativa e experiência pelos serviços prestados pela instituição.

Consoante, procedeu-se também análise mercadológica e de cenários do setor educacional privado no município de São Paulo, com base em dados secundários (marketshare; histórico de ingressantes e matriculados; revolução de matrículas da instituição, com base nas matrículas realizadas por outras instituições do município, estado e país). Por fim, foi realizada análise dos indicadores acadêmicos disponíveis da instituição e da concorrência (ENEM, taxa de aprovação nos principais vestibulares, etc.). A partir do diagnóstico, foi realizada auditoria acadêmica dos cursos, serviços ofertados (análise da estrutura e modelagem organizacional), dos projetos e alocação de carga horária com foco na otimização de recursos e redução de despesas, atendendo às diretrizes legais e sem prejuízos à qualidade. Em consequência, procedeu-se a indicação de estratégias e ações a serem implantadas na instituição para corrigir os problemas detectados na análise diagnóstica.

A partir do diagnóstico e auditoria realizados pelo Grupo Alleanza e em ação conjunta com a Congregação das Irmãs Franciscanas da Providência de Deus, podem-se destacar ações implantadas e que estão proporcionado à Mantenedora e para as Instituições mantidas um novo impulso de desenvolvimento institucional. Dentre essas, destacamos:

  • Implantação do Comitê de Marketing
  • Implantação do Comitê Pastoral.
  • Implantação do Comitê Pedagógico.
  • Implantação do Comitê Administrativo/Financeiro.
  • Encaminhamentos estratégicos e de gestão para as Instituições Mantidas
  • Remodelagem Organizacional, com redefinição do modelo de gestão e estrutura organizacional, alinhados com as novas estratégias e reposicionamento da instituição.
  • Elaboração e implantação do Planejamento Estratégico na Mantenedora e nas Unidades Mantidas, com definição dos objetivos estratégicos das Unidades Mantidas, criação dos indicadores de monitoramento dos objetivos estratégicos, criação dos indicadores de monitoramento dos objetivos estratégicos, estabelecimento da Matriz de impacto, definição dos projetos a serem criados e apropriação das estratégias criadas pelos Comitês.

 
“A Alleanza Brasil trabalha conosco há algum tempo e têm nos apresentado boas e grandes soluções para a gestão estratégica das nossas unidades de ensino. Trabalharam inicialmente com a formação de coaching educacional para as irmãs e os gestores dos Colégios  e na sequência realizaram um minucioso trabalho de avaliação diagnóstica interna e mercadológica. A partir dessas avaliações, com a ajuda da equipe da Alleanza, liderada pelo Prof. Renato Casagrande, elaboramos o planejamento estratégico para todas as nossas unidades de ensino, onde foram definidos objetivos e indicadores estratégicos para os próximos cinco anos. Como o planejamento concluído passamos para fase da execução com a implantação de comitês estratégicos. ”

 

Irmã Selma Maria dos Santos
Membro do conselho diretor da Congregação da Irmãs de São Francisco da Providência de Deus